MOSCATEL DE SETÚBAL COMO SERVIR?

Posted by: SCSHouses
Category: Dicas sobre alimentação
MOSCATEL DE SETÚBAL COMO SERVIR?

MOSCATEL DE SETÚBAL COMO SERVIR?

Nestas férias, todos os nossos hóspedes nos fizeram uma pergunta.

Moscatel de Setúbal como servir?

 

Para explicar quais as melhores formas de tirar o melhor partido deste maravilhoso vinho. Preparámos um conteúdo para os ajudar a perceber e entender o nosso Moscatel de Setúbal e como servir.

 

Desconhece-se o ano do início do cultivo da casta Moscatel na Península de Setúbal, mas estima-se que os Fenícios e os Gregos tenham dado um forte impulso na produção e divulgação deste maravilhoso vinho.

 

Aqui em Setúbal, o Moscatel foi sempre apontado como um vinho para o final da refeição, inicialmente com o café ou para beber como bebida com gelo, e mais recentemente a acompanhar as sobremesas ou para utilizar em alguns pratos de culinária.

 

A maioria dos produtores e conhecedores de Moscatel, reconhecem que ele tem potencial para ser consumido de outra forma.

 

Acompanhado por um queijo amanteigado tipo o queijo de Azeitão, combinação do salgado do queijo com o doce do vinho Moscatel,

queijo de azeitão um bom companheiro para o Moscatel
Queijo de azeitão um bom companheiro para o Moscatel

Muito melhor do que, tomá-lo com uma sobremesa doce pois o Moscatel de Setúbal sendo um vinho doce, torna-se enjoativo com o doce da sobremesa, não deixando assim evidenciar todo o sabor do Moscatel.

 

Outra forma é servi-lo como aperitivo no início da refeição. Neste caso opte por um Moscatel novo

 

Não se deve consumir acima dos 10 e 12 graus, para os Moscatéis novos e ente os 12 e 18 graus para os Moscatéis Roxos.

 

Este é um vinho que tem que ser tomado mais fresco, para que não se torne demasiado doce, como em todos os vinhosas temperaturas são uma das coisas mais importantes para podermos disfrutar dos verdadeiros sabores dos vinhos.

 

O Moscatel, mais conhecido é o Moscatel corrente é consumido por uma faixa etária mais baixa, com preços baixos e mais fácil de encontrar.

Quem começa a consumir, acaba por interessar-se depois por um vinho um pouco mais complexo, proveniente de uma casta que só existe na nossa região, Moscatel Roxo, com preços já mais elevados, os bons moscatéis roxos, já só os encontramos ou nos seus produtores ou em garrafeiras.

 

Atualmente alguns chefes de cozinha já estão a preparar receitas que podem ser acompanhadas com o vinho Moscatel.

 

O francês Léon Douarche referiu-se ao Moscatel de Setúbal dizendo:

“ É o Sol em garrafa”.

 

 

 

 

Aproveite a dica, venha a Setúbal, apreciar a nossa maravilhosa cidade e decubrir mais sobre este “sol em garrafa” as adegas da região são o melhor local para isso.

 

Contacta-nos e faz a tua reserva ou visita-nos

https//:www.scshouses.com

 

SCSHouses

Deixe uma resposta

nine + 3 =